Pedro Morais
Sou Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, tendo iniciado o meu percurso em 2009 na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa, ESMTC, em Lisboa. Terminei a minha formação em 2015, quando apresentei a minha monografia na área da Moxabustão para a prevenção de alergias de Primavera com excelentes resultados.
Em 2013 e 2014 estive em Nanjing (China), durante 4 meses, onde participei num estágio hospitalar nos departamentos de Acupunctura, Tui Na, Ortopedia e Moxabustão, sob a supervisão de médicos de renome mundial, onde tive a oportunidade de trabalhar com todo o tipo de patologias e com pacientes de todas as idades.
Durante o meu percurso desenvolvi interesse por áreas específicas, o que me levou a especializar nestas mesmas áreas, como é o caso da patologia dolorosa (músculo-esquelética, sistema nervoso ou traumática), problemas digestivos e intestinais, stress, insónia, sistema imunológico ( Gripe, alergias sazonais), mudanças de estilo de vida entre outros.
Em 2013 fui coordenador assistente do estágio de Tui Na.
Em 2015 dediquei-me a trabalhar com atletas profissionais e amadores, trabalhando principalmente com problemas de dor, lesões desportivas e melhoria de performance.
Em 2017 fui contratado pela Steiner International, onde tive o prazer de trabalhar no maior veleiro do mundo, o Windsurf. Um navio Hoteleiro de categoria 6 estrelas que veleja ao longo da costa das Caraíbas. Trabalhei com pacientes de todo o mundo, com todo o tipo de patologias.
Actualmente, trabalho por conta própria em Almada, vejo todo o tipo de casos clínicos, todos os dias. Sou extremamente profissional e exigente com os meus resultados. Se acha que a MTC o pode ajudar não hesite marcar uma sessão através do +351 913 963 699
O que é a Medicina Tradicional Chinesa?
A Medicina Tradicional Chinesa ou MTC é um ramo da medicina tradicional que nasceu à cerca de 3000 anos na China. Esta procura promover uma vida longa e com qualidade, utilizando a prevenção como uma ferramenta essencial para que a doença não se chegue manifestar.
Apesar da sua longevidade é um sistema médico actual de cuidados de saúde primários, que tem como premissa o corpo humano como um sistema dinâmico, que poderá sofrer alterações consoante as estações os nossos hábitos de vida e os nossos padrões emocionais.
Por termos um estado de saúde dinâmico é de extrema importância termos noção das pequenas mudanças que vão acontecendo, e também ter ferramentas para lidar com estas mudanças. neste sentido a MTC desenvolveu um conjunto de técnicas que quando combinadas conseguem ter uma grande abrangência clínica, permitindo tratar todo o tipo de problemas.
Existem 5 ferramentas principais que permitem esta compreender e tratar os diferentes desequilíbrios do corpo: - Acupunctura - Massagem (Tui Na) - Fitoterapia - Dietética - Exercício
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a Medicina Tradicional Chinesa consegue tratar mais de 100 patologias distintas, na tabela abaixo poderá ver algumas delas.
As Diferentes Técnicas
Como já referido, a MTC é composta de inúmeras técnicas o que a torna uma terapêutica extremamente versátil. Abaixo poderá encontrar uma breve explicação sobre algumas destas técnicas
Acupuntura
Massagem (Tui Na)
Massagem tradicional chinesa de cariz médico, extremamente eficaz a tratar problemas de dor e falta de mobilidade do sistema músculo esquelético, é caracterizada por uma técnica dinâmica e com pressão moderada a forte consoante o problema. É uma técnica de massagem muito avançada por utilizar o conhecimento acrescido dos pontos de acupunctura e pontos gatilho.
Fitoterapia
Utiliza plantas para manter a saúde e o bem-estar. A fitoterapia chinesa tem uma componente que a diferencia de outros ramos de fitoterapia pois ela obtém os seus bons resultados através da combinação de plantas. Esta combinação não só tem em conta os efeitos medicinais das plantas como a interação entre estas, fazendo com que o seu efeito final seja melhor e sem qualquer efeito secundário.
Dietética
Tal como um carro para que ele ande bem temos de lhe dar o combustível correcto, sendo assim, a maneira como comemos tem um impacto muito grande nos nossos níveis de vitalidade.
A vertente chinesa desta técnica é extremamente simples de compreender e muito intuitiva. Ela não cria restrições alimentares, apenas nos ensina a combinar os alimentos de forma correcta, de modo a que o nosso organismo tenha uma boa taxa de absorção e conversão de energia. Esta técnica é fundamental em casos em que se queira mudar de estilo de vida ou livrar de situações crónicas.
Exercício
É através de exercícios suaves e flexíveis ou técnicas de auto massagem que o terapeuta consegue passar aos seus pacientes ferramentas para potenciar e prolongar os efeitos pós-tratamento. Estas ferramentas servem também para que o próprio paciente vá ganhando uma noção melhor do funcionamento do seu corpo
Moxabustão
Técnica que utiliza a planta Artemisia Argyi e a sua combustão de modo a activar as suas propriedades medicinais e também como terapia de calor. Esta planta, tal como a acupunctura, é aplicada ao longo de pontos específicos, e tem características energizantes, anti-inflamatórias e analgésicas. É a técnica mais antiga da Medicina Tradicional Chinesa